Análise de livro didático de Ciências das séries iniciais com base no modelo da memória operacional e na teoria da carga cognitiva

  • Leonardo Vaz dos Santos Barbosa PUC Minas
  • Francisco Ângelo Coutinho PUC Minas
  • Andréa Carla Leite Chaves PUC Minas

Resumo

 

Referenciado no modelo de memória operacional e na teoria da carga cognitiva, o trabalho analisa as restrições cognitivas causadas por imagens associadas ao texto verbal, presentes em três coleções de livros didáticos de Ciências das séries iniciais. Neste estudo, inicialmente, classificamos as imagens, conforme as categorias de Mayer, em “decorativa”, “representacional”, “organizacional” e “explicativa”. As imagens que se encaixaram no perfil de imagens decorativas e representacionais foram classificadas como “sem valor instrucional”. As que se enquadraram nas categorias organizacionais e explicativas foram analisadas com relação a três princípios de produção de materiais instrucionais: coerência, sinalização e contiguidade. De acordo com estes princípios, as imagens com valor instrucional foram categorizadas como contendo “valor instrucional baixo” ou “valor instrucional alto”. Encontrou-se uma alta prevalência de imagens “sem valor instrucional” e com “valor instrucional baixo”, em detrimento das imagens com “valor instrucional alto”.

 Palavras-Chave: Livro didático. Imagens. Memória operacional. Carga cognitiva.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Vaz dos Santos Barbosa, PUC Minas
Doutora em Educação – Faculdade de Educação/UFMG
Seção
ARTIGOS DE PROFESSORES/ARTICLES OF TEACHERS