As dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização de crianças que não obtiveram êxito na apropriação da leitura e da escrita: um estudo de caso

  • Elizete Ferreira de Souza PUC Minas
  • Layla Karoline Maximiano PUC Minas
  • Márcia Simões de Gusmão PUC Minas
  • Maria dos Anjos Campos Lessa PUC Minas
  • Paola Carolina da Silva Dias PUC Minas
  • Orient.: Vera Lucia Lins Sant’Anna PUC Minas

Resumo

A temática deste artigo consiste em demonstrar a importância de um bom planejamento para que se tenha êxito na alfabetização e no processo de construção do conhecimento. Sabe-se, que a escolarização pode ser caracterizada como um elemento eficaz para a construção de uma sociedade democrática, pois não se trata apenas de transmitir conhecimentos, mas, sobretudo, de articular uma educação mais eficiente, oferecendo novos projetos pedagógicos, nos quais a educação teria a função de democratizar e igualar as oportunidades perante a sociedade. A análise deste tema teve embasamento no estudo de caso realizado numa instituição que tem como prioridade a Educação de qualidade para todos. A escolha do tema de estudo justifica-se pela preocupação com o número cada vez maior de crianças com dificuldades no processo de alfabetização. Pretende-se analisar como a Instituição escolhida trabalha a questão.

  

PALAVRAS-CHAVE: Dificuldades de aprendizagem. Educação. Processo de alfabetização. Papel do professor.

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Publicado
06-04-2010
Seção
ARTIGOS DE ALUNOS/ARTICLES OF STUDENTS