Uma análise crítico-pedagógica sobre a concepção docente diante da indisciplina no âmbito escolar
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a percepção que professores e demais sujeitos do processo ensino-aprendizagem têm de (in)disciplina no âmbito escolar. Sabe-se que a indisciplina é uma questão que vem sendo discutida há décadas, já que a educação é feita por relações de seres humanos de diversas culturas e valores e, desde que a educação existe, ela é feita por pessoas que são diferentes. Para professores, ela denota a ausência de uma estrutura psicológica moral que desprepara o jovem para a convivência em ambientes regrados. Nesta pesquisa, a opção foi trabalhar o tema com abordagem qualitativa e quantitativa que capta melhor a diversidade de sentidos, de significados presentes na área educacional. Foram utilizadas bibliografias e artigos nos quais nos respaldamos para obter um bom conteúdo que atendesse a nossos questionamentos com relação ao tema e desse sustentação ao desenvolvimento do trabalho.
Palavras-chave: Disciplina. Indisciplina escolar. Ações preventivas. Reflexão.
Downloads
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).