Uma análise crítico-pedagógica sobre a concepção docente diante da indisciplina no âmbito escolar

  • Débora do Espírito Santo Pinto Franco PUC Minas
  • Fernanda Aparecida Apolinário PUC Minas
  • Vívia Flávia Pereira PUC Minas
  • Vera Lucia Lins Sant’Anna PUC Minas

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a percepção que professores e demais sujeitos do processo ensino-aprendizagem têm de (in)disciplina no âmbito escolar. Sabe-se que a indisciplina é uma questão que vem sendo discutida há décadas, já que a educação é feita por relações de seres humanos de diversas culturas e valores e, desde que a educação existe, ela é feita por pessoas que são diferentes. Para professores, ela denota a ausência de uma estrutura psicológica moral que desprepara o jovem para a convivência em ambientes regrados. Nesta pesquisa, a opção foi trabalhar o tema com abordagem qualitativa e quantitativa que capta melhor a diversidade de sentidos, de significados presentes na área educacional. Foram utilizadas bibliografias e artigos nos quais nos respaldamos para obter um bom conteúdo que atendesse a nossos questionamentos com relação ao tema e desse sustentação ao desenvolvimento do trabalho.

 Palavras-chave: Disciplina. Indisciplina escolar. Ações preventivas. Reflexão.

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Seção
ARTIGOS DE ALUNOS/ARTICLES OF STUDENTS