A estruturação do ambiente para a pessoa com autismo: um relato de experiência

  • Silvânia Graciele Alves PUC Minas
  • Orient.: Francisco Ângelo Coutinho PUC Minas
  • Orient.: Sheilla Alessandra Brasileiro de Menezes PUC Minas

Resumo

O presente artigo é síntese do trabalho de conclusão do curso de Pedagogia com Ênfase em Necessidades Educacionais Especiais, que teve como objetivo favorecer a compreensão do autista acerca das atividades diárias a serem realizadas, por meio uma agenda da rotina, em contexto escolar. O recurso de comunicação alternativa foi desenvolvido para favorecer a compreensão, por parte do autista, das atividades a serem realizadas diariamente. Para a pessoa com autismo, é fundamental a estruturação do ambiente como estratégias para reduzir os níveis de angústia, ansiedade, frustração e distúrbios de comportamento. A intervenção foi realizada em uma associação de pais de pessoas com deficiência, situada na cidade de Belo Horizonte.

 

Palavras-Chave: Autismo. Comunicação Alternativa. Método TEACCH.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Orient.: Sheilla Alessandra Brasileiro de Menezes, PUC Minas
 
Seção
ARTIGOS DE ALUNOS/ARTICLES OF STUDENTS