A estruturação do ambiente para a pessoa com autismo: um relato de experiência
Resumo
O presente artigo é síntese do trabalho de conclusão do curso de Pedagogia com Ênfase em Necessidades Educacionais Especiais, que teve como objetivo favorecer a compreensão do autista acerca das atividades diárias a serem realizadas, por meio uma agenda da rotina, em contexto escolar. O recurso de comunicação alternativa foi desenvolvido para favorecer a compreensão, por parte do autista, das atividades a serem realizadas diariamente. Para a pessoa com autismo, é fundamental a estruturação do ambiente como estratégias para reduzir os níveis de angústia, ansiedade, frustração e distúrbios de comportamento. A intervenção foi realizada em uma associação de pais de pessoas com deficiência, situada na cidade de Belo Horizonte.
Palavras-Chave: Autismo. Comunicação Alternativa. Método TEACCH.
Downloads
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).