A arte como forma de expressão de conhecimento de mundo na infância maternal
Resumo
A temática deste artigo consiste em demonstrar a importância de trabalhar a arte no maternal com o objetivo de estimular a exploração artística e proporcionar diferentes formas de expressão de como a criança pensa, entende e descobre o mundo à sua volta. A análise deste tema teve embasamento no estudo de caso realizado na “Instituição Y”, que tem como prioridade a arte no maternal e que enfoca alguns aspectos da Teoria Reggio Emilia. A escolha deste tema justifica-se devido ao interesse de como a arte pode contribuir para as descobertas da criança de um ano e meio a três anos e como pode ser trabalhada com vários materiais em varias situações, estimulando cada criança a expressar sua vivência. Assim, pretende-se analisar como a Instituição escolhida trabalha no maternal a arte como expressão de conhecimento de mundo de forma prazerosa, estimulando a exploração artística e a criatividade.
Palavras-chave: Artes. Conhecimento de mundo. Expressão. Exploração e maternal.
Downloads
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).