Fatores geradores de violência em escolas localizadas em áreas periféricas: estudo comparativo em duas escolas públicas da grande BH

  • Karoline de Carvalho Coelho PUC Minas
  • Priscila Sales Geraldo PUC Minas
  • Regiane Cristina Augusto PUC Minas
  • Viviane Silva Alves PUC Minas
  • Orient.: Vera Lúcia Lins Sant'Anna PUC Minas

Resumo

A violência no âmbito da escola tornou-se tema de diversos estudos nos últimos vinte anos. Neste trabalho procuramos tratar do que leva a violência escolar e quais os fatores que a tornam tão recorrente neste ambiente. Apresenta-se uma abordagem teórico-histórico de modo a contextualizar tal quadro, seguindo-se pela apresentação dos principais fatores geradores de violência escolar. A partir disso, a análise de resultados foi feita relacionando dados das mesmas escolas coletados no ano de 2007, quando o projeto de pesquisa que desencadeou este trabalho foi realizado, comparando-os com os dados atuais, neste ano de 2009. As informações coletadas e expostas na forma de gráficos revelam mudanças positivas e negativas ocorridas no ambiente escolar e a visão de professores, além de fatores que influenciam na prática de algum ato de violência entre os integrantes das escolas.  

 

Palavras - chave: Escola. Violência escolar. Fatores Geradores.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Seção
ARTIGOS DE ALUNOS/ARTICLES OF STUDENTS