Fatores geradores de violência em escolas localizadas em áreas periféricas: estudo comparativo em duas escolas públicas da grande BH
Resumo
A violência no âmbito da escola tornou-se tema de diversos estudos nos últimos vinte anos. Neste trabalho procuramos tratar do que leva a violência escolar e quais os fatores que a tornam tão recorrente neste ambiente. Apresenta-se uma abordagem teórico-histórico de modo a contextualizar tal quadro, seguindo-se pela apresentação dos principais fatores geradores de violência escolar. A partir disso, a análise de resultados foi feita relacionando dados das mesmas escolas coletados no ano de 2007, quando o projeto de pesquisa que desencadeou este trabalho foi realizado, comparando-os com os dados atuais, neste ano de 2009. As informações coletadas e expostas na forma de gráficos revelam mudanças positivas e negativas ocorridas no ambiente escolar e a visão de professores, além de fatores que influenciam na prática de algum ato de violência entre os integrantes das escolas.
Palavras - chave: Escola. Violência escolar. Fatores Geradores.
Downloads
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).