A REALIDADE VIRTUAL COMO RECURSO INOVADOR NA REABILITAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA

  • Beatriz Cardoso Lobato
  • Daniel Ferreira Moreira Lobato Universidade Federal de Alfenas
  • Alex Abadio Ferreira Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Uberaba
Palavras-chave: terapia de exposição à realidade virtual, criança, adolescência, reabilitação.

Resumo

A realidade virtual (RV) constitui-se em ferramenta inovadora na reabilitação de pessoas com deficiência em diferentes faixas etárias. Este recurso é utilizado na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Uberaba pela Terapia Ocupacional, como estratégia na reabilitação de crianças e adolescentes, desde agosto de 2015, por meio da parceria com a Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM). A partir desta experiência, objetivou-se avaliar a efetividade da intervenção com jogos virtuais (XBOX360TM e sensor Kinect TM) no desenvolvimento motor global e equilíbrio funcional de crianças e adolescentes com disfunção motora. Trata-se de um estudo clínico de abordagem quantitativa com desenho quase experimental do tipo pré-teste/pós-teste. Participaram do estudo seis alunos da instituição, sendo três do sexo feminino e três do sexo masculino, com idades entre 9 a 18 anos e diagnóstico de paralisia cerebral, deficiência intelectual e microcefalia. As intervenções tiveram trinta minutos de duração e foram realizadas duas vezes por semana, totalizando 20 sessões, realizadas num período de quatro meses. Para a coleta de dados foram utilizadas avaliações de amplitude de movimento, força muscular, equilíbrio (Escala do Equilíbrio Pediátrica) e funcionalidade (Indice de Barthel). As avaliações foram realizadas antes e após as intervenções. Os resultados apresentaram aumento significativo na amplitude de movimento, especialmente de tronco e membros superiores, porém não foram encontrados resultados significativos para os escores de força muscular, equilíbrio e funcionalidade. Conclui-se que este recurso mostra-se como uma ferramenta motivadora para o envolvimento de crianças/adolescentes na reabilitação, porém observa-se a necessidade de novos estudos que apresentem as evidencias científicas da utilização deste recurso no processo de reabilitação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Cardoso Lobato
Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (2005), mestrado em Educação Especial pela mesma universidade (2009) e doutorado pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (2014). Atualmente é professora do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triangulo Mineiro. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, com ênfase no Campo Social, Atenção Básica e Saúde e Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia ocupacional, atenção primária, pessoa com deficiencia, inclusão no trabalho e economia solidária
Daniel Ferreira Moreira Lobato, Universidade Federal de Alfenas
possui Graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2003) e Mestrado (2007) e Doutorado (2012) em Fisioterapia pelo Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da UFSCar. Atualmente é Professor Adjunto II do Curso de Fisioterapia e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Biociências Aplicada à Saúde e do Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação da Universidade Federal de Alfenas. Tem experiência na área de Fisioterapia Ortopédica, Traumatológica e Desportiva, atuando principalmente nos seguintes temas: cinesiologia e biomecânica, métodos de avaliação em biomecânica, lesões do ligamento cruzado anterior, síndrome da dor femoropatelar, reabilitação virtual.
Alex Abadio Ferreira, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Uberaba

possui graduação em FISIOTERAPIA pela FACULDADE DE FISIOTERAPIA DE PATROCÍNIO (1997) , especialização em Neurologia pela Universidade de Franca (2001) , especialização em ACUPUNTURA pelo INSTITUTO DE ESTUDOS HOLÍSTICOS (2004) , aperfeicoamento em REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL pela UNISAÚDE (2005) , aperfeicoamento em CURSO BÁSICO EM EQUOTERAPIA pela Universidade de Brasília (2004) e aperfeicoamento em CURSO AVANÇADO EM EQUOTERAPIA pela Universidade de Brasília (2006) . Atualmente é Coordenador Clínico do Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, Colaborador da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e FISIOTERAPEUTA da PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA.

Publicado
14-09-2016
Seção
ARTIGOS/ARTICLES