ADAPTAÇÕES CURRICULARES PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL MODERADA: CONTRIBUIÇÕES DA NEUROPSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

  • Patrícia Martins de Freitas Universidade Federal da Bahia
  • Patrícia Belini Nishiyama Universidade Federal da Bahia
  • Denise Oliveira Ribeiro Universidade Federal da Bahia
  • Leandro Martins de Freitas Universidade Federal da Bahia.
Palavras-chave: Deficiência intelectual. Adaptação curricular Neuroplasticidade. Genética. Neuropsicologia do Desenvolvimento.

Resumo

A educação de crianças com deficiência intelectual enfrenta dificuldades de ser implementada, tanto em escolas inclusivas quantos especializadas. A deficiência intelectual é erroneamente reconhecida como uma condição estática e, portanto, com poucas possibilidades para aprendizagem e desenvolvimento. As lacunas na formação dos professores estão relacionadas com o pouco conhecimento do desenvolvimento neuropsicológico e das técnicas de ensino baseadas na análise experimental do comportamento. O presente estudo tem como objetivo apresentar as características clínicas e funcionais da deficiência intelectual, assim como recursos e ferramentas para a promoção da adaptação curricular. A aplicação de avaliações funcionais e individualizadas, do planejamento de currículos direcionados para as necessidades de cada criança e do ensino baseado em técnicas comportamentais demonstram melhores resultados, tanto para aprendizagem de comportamentos de vida diária quanto para habilidades escolares como leitura, escrita e cálculos.

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Biografia do Autor

Patrícia Martins de Freitas, Universidade Federal da Bahia
Professora Adjunta do Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia, Coordenadora do Núcleo de Investigações Neuropsicológicas da Infância e Adolescência. Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente, Mestre em Psicologia do do Desenvolvimento, Psicóloga pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Patrícia Belini Nishiyama, Universidade Federal da Bahia
Professora Adjunta do Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia. Núcleo de Biointegração. Doutora em Ciências Biológicas (Biologia Celular e Molecular) pela Universidade Estadual de Maringá, Mestre em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bióloga pela Universidade Estadual de Maringá.
Denise Oliveira Ribeiro, Universidade Federal da Bahia
Bolsista de monitoria em Psicologia Cognitiva. Pesquisadora de Iniciação científica do Núcleo de Investigações Neuropsicológicas (NEURÔNIA-UFBA). Graduanda de Psicologia da Universidade Federal da Bahia
Leandro Martins de Freitas, Universidade Federal da Bahia.
Professor Adjunto do Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia. Núcleo de Biointegração. Doutor em Bioinformática, Mestre em Genética, Biólogo pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Publicado
14-09-2016
Seção
ARTIGOS/ARTICLES