COMO A NEUROPSICOLOGIA PODE CONTRIBUIR PARA A EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E/OU AUTISMO?

  • Vitor Geraldi Haase
Palavras-chave: Neuropsicologia. Cognição. Adaptação psicossocial. Fenótipo cognitivo. Treinamento de pais. Deficiência intellectual. Autismo

Resumo

Introdução: A neuropsicologia do desenvolvimento investiga as bases neurais do comportamento humano no cérebro em desenvolvimento. Neste artigo revisamos as aplicações potenciais da neuropsicologia do desenvolvimento à educação de pessoas com deficiência intelectual e/ou autismo. Método: Revisão bibliográfica não-sistemática e análise conceitual: Resultados: Três aspectos principais são discutidos: a) A caracterização dos fenótipos cognitivos contribui para construção de expectativas realistas. Os dois principais fenótipos cognitivos, comprometendo respectivas funções lingüísticas e não verbais são descritos e suas implicações educacionais são discutidas; b) O treinamento comportamental de pais possibilita a instauração de sistemas disciplinares eficientes e não-coercivos. A abordagem comportamental permite caracterizar as funções dos comportamentos inadequados, substituindo-os por comportamentos mais adaptativos sem fazer uso de punição; c) As intervenções diagnósticas, terapêuticas e educacionais devem ser planejadas e implementadas a partir de uma perspectiva biopsicossocial. O modelo biopsicossocial proposto pela Organização Mundial da Saúde é apresentado como um arcabouço possível. Conclusões: A transição demográfico-epidemiológica aumentou o contingente de indivíduos com condições crônicas de saúde, tais como transtornos do neurodesenvolvimento. Essas condições se associam a necessidades diagnósticas, terapêuticas e educacionais complexas, requerendo atendimento multidisciplinar. A neuropsicologia é uma área do conhecimento que pode contribuir para a educação dessas pessoas.

 

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Biografia do Autor

Vitor Geraldi Haase
Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981), mestrado em Lingüística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990) e doutorado em Psicologia Médica (Dr. rer. biol. hum.) pela Ludwig-Maximilians-Universität zu München (1999). É professor titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de neuropsicologia, tendo interesse por correlação estrutura-função em neuropsicologia, modelos de processamento de informação em neuropsicologia (cognição matemática, processamento lexical, processamento visoespacial, funções executivas), reabilitação neuropsicológica, desenvolvimento humano e qualidade de vida, epidemiologia clínica e psicologia evolucionista. Colabora com três blogs: http://npsi-dev.blogspot.com (informações acadêmicas) e http://npsi-reha.blogspot.com (informações para pacientes e familiares), http://lndufmg.wordpress.com/.
Publicado
14-09-2016
Seção
ARTIGOS/ARTICLES