DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: FATORES GENÉTICOS E NEUROCOGNITIVOS

  • Patrícia Martins de Freitas Universidade Federal da Bahia
  • Patrícia Belini Nishiyama Universidade Federal da Bahia
  • Denise Oliveira Ribeiro Universidade Federal da Bahia.
  • Leandro Martins de Freitas Universidade Federal da Bahia
Palavras-chave: Transtorno do Espectro autista. Deficiência Intelectual. Neurogenética.

Resumo

Os transtornos do neurodesenvolvimento possuem demandas para investigações que favoreçam o avanço nas técnicas de diagnóstico e intervenção. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentam especificidades clínicas, caracterizadas pela variabilidade da tríade sintomatológica, déficits de habilidades sociais, linguagem/comunicação e distúrbios de comportamento. Os sintomas clínicos possuem convergência com os déficits de funções executivas, correlacionados com alterações do córtex pré-frontal. As principais funções que apresentam déficits são: atenção, flexibilidade cognitiva, memória de trabalho e planejamento. Diante de tais demandas científicas e sociais, o presente trabalho foi elaborado, para apresentar uma revisão, demonstrando a importância de pesquisas que investiguem os aspectos genéticos e neurocognitivos do TEA, com a finalidade de contribuir melhor com o perfil e com procedimentos de avaliação e reabilitação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Martins de Freitas, Universidade Federal da Bahia
Professora Adjunta do Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia, Coordenadora do Núcleo de Investigações Neuropsicológicas da Infância e Adolescência. Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente, Mestre em Psicologia do do Desenvolvimento, Psicóloga pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Patrícia Belini Nishiyama, Universidade Federal da Bahia
Professora Adjunta do Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia. Núcleo de Biointegração. Doutora em Ciências Biológicas (Biologia Celular e Molecular) pela Universidade Estadual de Maringá, Mestre em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bióloga pela Universidade Estadual de Maringá
Denise Oliveira Ribeiro, Universidade Federal da Bahia.
Discente do curso de Psicologia da Universidade Federal da Bahia. Bolsista de monitoria em Psicologia Cognitiva. Pesquisadora de Iniciação Científica do Núcleo de Investigações Neuropsicológicas da Infância e da Adolescência (Neurônia).
Leandro Martins de Freitas, Universidade Federal da Bahia
Professor Adjunto do Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia. Núcleo de Biointegração. Doutor em Bioinformática, Mestre em Genética, Biólogo pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Seção
ARTIGOS/ARTICLES