Práticas de Atenção Plena no Ensino Superior: relato de experiências no México e no Brasil

Palavras-chave: Educação superior, Atenção Plena, Mindfulness

Resumo

O presente trabalho narra a experiência com o uso de atenção plena em aula em duas instituições de ensino superior contextualmente muito diferentes: uma no México e outra no Brasil, uma privada e outra pública, uma com estudantes de Psicologia e outra com estudantes de diferentes cursos. Porém, apesar da diferença contextual, ambas as experiências tiveram resultados similares. Em todas as aulas, tanto no contexto da universidade mexicana quanto brasileira, depois dos cinco minutos de prática de atenção plena, era clara a mudança no ambiente de aula, especialmente pelo silêncio ou pela diminuição dos ruídos e do tom de voz. A maioria dos estudantes mostrava-se mais aberta e atenta, participando de maneira ativa e concentrada. Também foi notável a diminuição de conversas paralelas, uso de celular e outros distratores. Consultados sobre os efeitos da prática, a maioria dos estudantes expressaram sentir bem-estar, observaram mudanças positivas em sua capacidade de atenção e consciência de si mesmos, e manifestaram sentir-se satisfeitos com os resultados da prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cassia De Souza, Professora Associada do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa
Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia, educação, história da educação, escola nova e indisciplina escolar.
Luiza Bontempo e Silva
Doutora em Psicologia Educativa e do Desenvolvimento. Professora e pesquisadora de tempo completo do Departamento de Psicologia da Universidad de las Américas Puebla. Tel.: (222) 229 20 00 ext. 2657. E-mail: luiza.bontempo@udlap.mx
Publicado
19-11-2018
Seção
ARTIGOS/ARTICLES