Práticas de Atenção Plena no Ensino Superior: relato de experiências no México e no Brasil
Resumo
O presente trabalho narra a experiência com o uso de atenção plena em aula em duas instituições de ensino superior contextualmente muito diferentes: uma no México e outra no Brasil, uma privada e outra pública, uma com estudantes de Psicologia e outra com estudantes de diferentes cursos. Porém, apesar da diferença contextual, ambas as experiências tiveram resultados similares. Em todas as aulas, tanto no contexto da universidade mexicana quanto brasileira, depois dos cinco minutos de prática de atenção plena, era clara a mudança no ambiente de aula, especialmente pelo silêncio ou pela diminuição dos ruídos e do tom de voz. A maioria dos estudantes mostrava-se mais aberta e atenta, participando de maneira ativa e concentrada. Também foi notável a diminuição de conversas paralelas, uso de celular e outros distratores. Consultados sobre os efeitos da prática, a maioria dos estudantes expressaram sentir bem-estar, observaram mudanças positivas em sua capacidade de atenção e consciência de si mesmos, e manifestaram sentir-se satisfeitos com os resultados da prática.
Downloads
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).