COVIDados a inovar e a reinventar o processo de ensino-aprendizagem com TIC
Resumo
A reinvenção dos processos de ensino e de aprendizagem em tempos de pandemia, pesem embora algumas questões e opções de índole pedagógica que pudessem ser postas em causa, foi um processo particular que exigiu uma reação imediata por parte das comunidades académicas. As potencialidades dos ambientes virtuais de aprendizagem, das tecnologias de videoconferência, dos softwares para gravação de pequenos vídeos educativos e das ferramentas para criação de recursos educativos on-line ou questionários para avaliação das aprendizagens nunca antes tinham sido tão usados. Mas o uso dessas tecnologias deve ser devidamente integrado com as metodologias pedagógicas, as tipologias de conteúdos e as estratégias de motivação mais adequadas. Apresentar uma redesenha das oportunidades para inovar e reinventar o processo de ensino e de aprendizagem com tecnologias de informação e de comunicação, devidamente enquadradas numa opção estratégica pedagógica, foi o mote desta comunicação.
Downloads
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).