ANSIEDADE MATEMÁTICA DO PROFESSOR:
reflexo, tensão e desafio
Resumo
Esse artigo objetiva investigar o que a literatura apresenta acerca da ansiedade matemática dos professores e como suas atitudes, crenças e valores podem influenciar no aprendizado do estudante. Alguns estudos demonstram que as atitudes dos professores perante a matemática refletem nas concepções dos estudantes acerca dessa ciência. Esse artigo busca responder à seguinte questão norteadora: como a maneira que o professor avalia sua capacidade em matemática e sua atitude em relação à matemática pode interferir no modo como os estudantes lidam com a matemática? Os resultados indicam que os professores que apresentam atitudes negativas em relação à matemática e, tem uma autoimagem negativa em relação a ser professor, podem influenciar na motivação dos estudantes, no desenvolvimento de sua identidade perante a matemática, contribuindo para o desdobramento da ansiedade matemática.
Downloads
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).