EVOLUÇÃO DA VELOCIDADE DE LEITURA AO LONGO DO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
A velocidade de leitura é uma competência importante a ser avaliada, dada sua correlação com a fluência e a compreensão leitora. Esta última, objetivo principal da leitura, é fundamental à aprendizagem e ao bom desenvolvimento escolar. O objetivo deste trabalho é acompanhar a evolução e desenvolvimento da velocidade de leitura oral ao longo do primeiro ciclo do ensino fundamental, através de estudo longitudinal, mediante comparações entre o nível de leitura de um determinado ano com o ano subsequente. A amostra foi formada por 40 crianças em desenvolvimento típico, avaliadas do 2º ao 6º ano do ensino fundamental, e a velocidade de leitura foi calculada pelo número de palavras lidas por minuto. Os resultados demonstraram alta significância estatística, confirmando a hipótese de que essa velocidade aumenta com o avanço da escolaridade. O maior aumento se deu entre os 2º e 3º anos do ensino fundamental, sugerindo que os escolares, apesar de lerem ainda prioritariamente pela rota fonológica, iniciam o processo de leitura pela rota lexical nessa fase, a qual é aprimorada ao longo da escolaridade. No entanto, os incrementos na velocidade de leitura são cada vez menores à medida que a criança avança para os anos seguintes, o que pode estar relacionado com a estabilização do vocabulário e com o padrão de desenvolvimento das funções executivas relacionadas ao processamento da linguagem. A alta significância estatística revelada demonstra que a velocidade de leitura pode ser um bom indicador de dificuldades nessa área, servindo de parâmetro para identificação de crianças com risco para transtorno específico de leitura (Dislexia).
Downloads
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).