INCLUSÃO DA PESSOA CEGA OU COM BAIXA VISÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:
desafios, facilitadores e propostas
Resumo
A inclusão de pessoas com deficiência visual (DV) e cegos nas aulas de Educação Física (EF) é relevante, porém, é pouco estudada. Assim, o presente estudo teve como objetivo verificar, por meio de uma revisão sistemática, a inclusão de pessoas com DV nas aulas de EF escolar. Utilizou-se o Portal de Periódico da CAPES, onde foram encontradas 13 publicações sobre o assunto. Apesar de a maioria das pesquisas indicarem dificuldades relacionadas à formação docente para realizar adaptação das aulas, à infraestrutura insuficiente das escolas e dos próprios DV e cegos relatarem a exclusão, um estudo apontou adaptações úteis para promover a inclusão. De um modo geral, é necessário melhorar a formação docente e as condições estruturais das escolas, favorecendo o ambiente ser mais inclusivo.
Downloads
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).