ESTRUTURA DE CONSERVAÇÃO EM CRIANÇAS COM DIFICULDADES EM MATEMÁTICA
Resumo
Considerando as contribuições que a teoria piagetiana oferece para a compreensão da aprendizagem e da aprendizagem de estruturas lógicas, a presente pesquisa objetivou analisar os efeitos de uma intervenção voltada para a construção da estrutura da conservação em alunos com queixas de dificuldades de aprendizagem em matemática. Participaram do estudo 12 alunos regularmente matriculados no segundo, terceiro e quarto ano do ensino fundamental I, de escolas da rede municipal localizadas no interior do estado de São Paulo, indicados por seus professores como sendo discentes com dificuldades em matemática. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa com delineamento pré-experimental – pré-teste, intervenção, pós-teste e pós-teste postergado em grupo único. Para avaliação dos efeitos da intervenção foram utilizadas as Provas Operatórias de Conservação das Quantidades de Líquido e Matéria (pré-teste, pós-teste e pós-teste postergado). A intervenção reproduziu situações elaboradas pela equipe de Genebra que objetivavam a criação de conflitos cognitivos e o processo de equilibração, organizada em 2 ou 3 sessões de 15 a 45 minutos cada uma, a depender do interesse e motivação da criança, e desenvolvidas durante 6 semanas. Os resultados do pós-teste e pós-teste postergado indicaram avanço no desenvolvimento da estrutura, mediante a construção de argumentos operatórios. Tal avanço foi corroborado pelos docentes que apontaram 10 alunos com melhora no desempenho escolar após o período de intervenção. Sugere-se a realização de novos estudos com maior número de participantes ao mesmo tempo em que se pretende, com esses dados, contribuir para a reflexão sobre intervenções profícuas junto a quadros de dificuldades de aprendizagem.
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