ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA:
entre a diversidade e as adversidades
Resumo
O presente artigo tem por finalidade debater sobre o currículo e as adversidades em torno da disciplina de Ensino Religioso. Embasadas em uma pesquisa teórica e em um formulário virtual que visa aferir respostas de estudantes e ex-estudantes da educação básica a respeito de suas relações com o Ensino Religioso, buscamos discutir os desafios que a educação pública brasileira encontra ao enfrentar o pluralismo de uma sociedade tão vasta quanto a nossa, e que, apesar de sobreviver sob um estado laico, ainda enfrenta muito preconceito e intolerância. Analisamos também o papel do professor no combate contra a intolerância religiosa, e como eles têm se posicionado perante o currículo.
Downloads
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).