AS CONTRIBUIÇÕES DO MODELO DENVER DE INTERVENÇÃO PRECOCE EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
Resumo
O presente artigo tem por objetivo discutir as contribuições do Modelo Denver de Intervenção Precoce (ESDM) em crianças autistas, tendo em vista sua inclusão social. O estudo respondeu as principais questões sobre o conceito, as causas, o diagnóstico, o tratamento e a intervenção em crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Além disso, apresentou os aspectos centrais da aplicação do Modelo Denver e discutiu uma proposta de intervenção para a prevenção e extinção de comportamentos inadequados, visando melhor qualidade de vida e inclusão social das crianças com TEA. O procedimento metodológico adotado foi a pesquisa descritiva e bibliográfica, que tomou como referência a publicação de pesquisas recentes, com evidências científicas, sobre o TEA e o Modelo Denver.
Downloads
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).