CARTOGRAFIAS DA DANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR:

Experiências de uma artista-docente

  • Alexandra Aparecida dos Santos Noronha
  • Fernando Luiz Zanetti

Resumo

A dança é uma das manifestações culturais e corporais mais antigas da humanidade e hoje é
conteúdo obrigatório em toda a Educação Básica, principalmente pela nova Base Nacional
Comum Curricular (BNCC) e a Lei 13.278/16. Este texto busca apresentar as cartografias da
dança no contexto escolar através do relato de experiência de uma artista-docente no ensino
de dança das disciplinas de Arte e Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental I,
na rede pública municipal de Betim/MG no ano de 2019. O referencial teórico repousa nas
abordagens dos filósofos Foucault (1998) e Deleuze (1996) sobre o discurso do corpo e a
Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa (2010) para o ensino de Artes. A metodologia
utilizada é a de cartografia, na qual se expõe um recorte do diário de bordo de uma artista-
docente. Pretendemos demonstrar a realidade docente no ensino de artes/dança, como também
identificar o cotidiano da realidade profissional como artista-docente. Desse modo, contribuir
para as discussões sobre as experiências didáticas em dança nas escolas. Esperamos com esta
proposta promover reflexões sobre o ensino de dança nas escolas públicas na Educação
Básica.

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Publicado
27-09-2021