CARTOGRAFIAS DA DANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR:
Experiências de uma artista-docente
Resumo
A dança é uma das manifestações culturais e corporais mais antigas da humanidade e hoje é
conteúdo obrigatório em toda a Educação Básica, principalmente pela nova Base Nacional
Comum Curricular (BNCC) e a Lei 13.278/16. Este texto busca apresentar as cartografias da
dança no contexto escolar através do relato de experiência de uma artista-docente no ensino
de dança das disciplinas de Arte e Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental I,
na rede pública municipal de Betim/MG no ano de 2019. O referencial teórico repousa nas
abordagens dos filósofos Foucault (1998) e Deleuze (1996) sobre o discurso do corpo e a
Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa (2010) para o ensino de Artes. A metodologia
utilizada é a de cartografia, na qual se expõe um recorte do diário de bordo de uma artista-
docente. Pretendemos demonstrar a realidade docente no ensino de artes/dança, como também
identificar o cotidiano da realidade profissional como artista-docente. Desse modo, contribuir
para as discussões sobre as experiências didáticas em dança nas escolas. Esperamos com esta
proposta promover reflexões sobre o ensino de dança nas escolas públicas na Educação
Básica.
Downloads
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).