AS EXPERIÊNCIAS DE UMA PROFESSORA E A PROPOSTA FREIREANA:
diálogos possíveis
Resumo
O presente trabalho consiste em um relato de experiência sobre uma atividade com receitas de chás caseiros
desenvolvida por uma professora em uma Escola Municipal localizada no interior da Zona da Mata mineira com
crianças de 10 e 11 anos de uma turma do 5° ano do Ensino Fundamental. Consideramos que as características
de tal prática se assemelham às concepções de educação e de alfabetização de Paulo Freire. Nesse sentido, o
objetivo deste artigo é, além de apresentar a experiência vivenciada, discutir o quanto os escritos de Paulo Freire
contribuíram para uma melhor compreensão da relevância da ação realizada para os educandos e para a
professora. Em síntese, concluímos que explorar os saberes dos educandos, como ocorreu na atividade realizada,
pode potencializar a formação pedagógica e pessoal deles, favorecer a vinculação da família e da comunidade à
escola e, igualmente, proporcionar maior aprendizagem para os docentes sobre os saberes populares da
comunidade atendida.
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O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
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