RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO “MEU BRASIL, DE CANTO A CANTO, ENCANTA”: FESTAS JUNINAS
Resumo
O presente Projeto, intitulado “Meu Brasil, de Canto a Canto, Encanta” foi desenvolvido com duas turmas de Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos, nas dependências da Associação Comunitária Educacional Cícera Tereza dos Santos-ACECTS, onde grande parte do seu público é constituído de pessoas idosas, na faixa etária de 60 a 85 anos de idade, sendo que a maioria nunca frequentou uma sala de aula. O respectivo Projeto foi construído com o objetivo de resgatar e enaltecer a cultura popular, dando destaque às comemorações das festas juninas. Desde o seu surgimento, até os dias atuais, essas festas muito têm enriquecido a nossa cultura e mantido vivas as tradições em suas pluralidades, respeitando os saberes do povo. Levando em consideração que grande contingente dos educandos é oriundo da região nordeste do País, era de se esperar que eles se identificassem e envolvessem nas atividades propostas, com muita euforia. As aulas foram construídas a partir de discussões e um rico e efervescente diálogo em roda de conversa, onde os alunos compartilharam as suas ideias e seus conhecimentos sobre as Festas Juninas e o que queriam aprender sobre o seu Estado; assim, foram trabalhados: os estados nordestinos, sua culinária, os tipos de dança, as brincadeiras, as figuras expressivas de grande destaque na música e cultura dessas regiões e os santos cultuados. Abordou-se, ainda, a questão da agricultura, do plantio, pois muitos alunos trabalharam na roça, especialmente na plantação e colheita de milho, feijão, fava, café, arroz e algodão. Sendo assim, outro fator foi discutido: “economia”. O trabalho em questão enriqueceu o processo de alfabetização, dando-lhe maior significado, aguçando e despertando a vontade de conhecer, interagir, agir, aprender e apreender e deu maior ênfase e fortalecimento ao trabalho coletivo dos educandos. O nosso ponto de partida e final foi a Abordagem do Mestre Paulo Freire.
Downloads
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).