O USO DA PEDAGOGIA PALHACESCA EM SALA DE AULA
Resumo
O presente trabalho objetiva apresentar o tema da palhaçaria como recurso metodológico a ser utilizado pelo professor em sala de aula no ensino regular. O ponto de partida para este estudo foram as conclusões do nosso relatório de Estágio Supervisionado em Educação infantil, onde tivemos oportunidade de aplicar a metodologia palhacesca em sala de aula e propomos continuar a pesquisa e aprofundar a prática. Para isso, tratamos de fazer uma revisão bibliográfica do tema a fim de melhor compreender alguns dos elementos que norteiam a prática palhacesca na escola no ensino regular e caracterizar o perfil palhacesco a partir do riso, da iniciação palhacesca e do brincar, que conforme será mostrado, devem configurar a prática do professor-palhaço em sala. A partir dos dados obtidos e fundamentados com o conteúdo relatado no estágio, buscamos demonstrar como, de fato, a palhaçaria revela-se como uma excelente alternativa metodológica para o professor lidar com o desafio cotidiano da sala de aula.
Downloads
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).