O USO DA PEDAGOGIA PALHACESCA EM SALA DE AULA

  • Felipe Gustavo S. Silva

Resumo

O presente trabalho objetiva apresentar o tema da palhaçaria como recurso metodológico a ser utilizado pelo professor em sala de aula no ensino regular. O ponto de partida para este estudo foram as conclusões do nosso relatório de Estágio Supervisionado em Educação infantil, onde tivemos oportunidade de aplicar a metodologia palhacesca em sala de aula e propomos continuar a pesquisa e aprofundar a prática. Para isso, tratamos de fazer uma revisão bibliográfica do tema a fim de melhor compreender alguns dos elementos que norteiam a prática palhacesca na escola no ensino regular e caracterizar o perfil palhacesco a partir do riso, da iniciação palhacesca e do brincar, que conforme será mostrado, devem configurar a prática do professor-palhaço em sala. A partir dos dados obtidos e fundamentados com o conteúdo relatado no estágio, buscamos demonstrar como, de fato, a palhaçaria revela-se como uma excelente alternativa metodológica para o professor lidar com o desafio cotidiano da sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
03-07-2022
Seção
ARTIGOS/ARTICLES