A SAÚDE MENTAL DURANTE A PANDEMIA PELO NOVO CORONAVÍRUS E O IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES:
revisão integrativa
Resumo
Este estudo tem como objetivo descrever os possíveis impactos da pandemia por Covid-19 no desenvolvimento social dessa faixa etária, devido à adoção de medidas de distanciamento social que trazem impactos à saúde mental e ao comportamento de crianças e adolescentes. Utilizou-se revisão integrativa como método para a realização do trabalho, com a qual se buscou diálogo com autores de diversas áreas do conhecimento que discutem desenvolvimento infantil, saúde mental e as influências que, possivelmente, esses aspectos sofreram durante os momentos de distanciamento social. A pesquisa baseou-se nas plataformas de dados científicos LILACS, SciELO, PubMed, ELSEVIER, NCBI, BVS, Acervo Mais, SpringerLink, J-Stage e Google Acadêmico, incluindo leitura de revistas, livros, dissertações e monografias. Um total de 38 artigos foi encontrado. Constatou-se que o afastamento da rotina escolar e de convivência diária gerou alterações de humor e de comportamento em crianças e adolescentes, fazendo-se necessária a adoção de estratégias com vistas à mitigação dos impactos relacionados ao desenvolvimento social dessa faixa etária. Conclui-se que há necessidade de direcionar recursos financeiros, pessoais e de gestão para garantir atendimento qualificado às famílias, de modo a assegurar suporte adequado às crianças e aos adolescentes que já têm diagnóstico de transtornos mentais, bem como assistência a novos casos.
Downloads
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).