POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PANDEMIA
Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar as possibilidades e os desafios enfrentados pelas escolas ao adotarem as tecnologias digitais e o ensino híbrido em suas aulas e na educação especial. A crise global da pandemia do novo coronavírus resultou no fechamento das escolas e, com isso, o corpo docente sentiu a necessidade de começar a refletir sobre uma nova maneira de enxergar o processo de ensino-aprendizagem. Para tentar minimizar as adversidades do processo de ensino-aprendizagem dos alunos e professores da educação básica e, especialmente, durante a pandemia, foram adotadas novas práticas pedagógicas. Levando em conta que os alunos que possuem algum tipo de deficiência sentiram maior dificuldade em se adaptar ao novo contexto educacional, é necessário refletir sobre a implementação e o uso da tecnologia assistiva para a elaboração de metodologias inclusivas que irão enriquecer ainda mais a prática pedagógica. Vale ressaltar que é importante que as novas metodologias introduzidas no ensino sejam bem planejadas pela escola, pois é essencial que o professor domine esses novos métodos, para que a prática pedagógica não se torne simplória. Para a elaboração do presente artigo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, tendo como base o referencial teórico de Freire (1999); Braghirolli (2002); Moreira (2020); Berbel (2011); e Silva, Hoffmann e Esteban (2010), apresentando possíveis soluções que visem tentar reduzir os impactos que a pandemia trouxe para o sistema educacional.
Downloads
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).