POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PANDEMIA

  • Tatiane Moura da Silva

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as possibilidades e os desafios enfrentados pelas escolas ao adotarem as tecnologias digitais e o ensino híbrido em suas aulas e na educação especial. A crise global da pandemia do novo coronavírus resultou no fechamento das escolas e, com isso, o corpo docente sentiu a necessidade de começar a refletir sobre uma nova maneira de enxergar o processo de ensino-aprendizagem. Para tentar minimizar as adversidades do processo de ensino-aprendizagem dos alunos e professores da educação básica e, especialmente, durante a pandemia, foram adotadas novas práticas pedagógicas. Levando em conta que os alunos que possuem algum tipo de deficiência sentiram maior dificuldade em se adaptar ao novo contexto educacional, é necessário refletir sobre a implementação e o uso da tecnologia assistiva para a elaboração de metodologias inclusivas que irão enriquecer ainda mais a prática pedagógica. Vale ressaltar que é importante que as novas metodologias introduzidas no ensino sejam bem planejadas pela escola, pois é essencial que o professor domine esses novos métodos, para que a prática pedagógica não se torne simplória. Para a elaboração do presente artigo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, tendo como base o referencial teórico de Freire (1999); Braghirolli (2002); Moreira (2020); Berbel (2011); e Silva, Hoffmann e Esteban (2010), apresentando possíveis soluções que visem tentar reduzir os impactos que a pandemia trouxe para o sistema educacional.

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Publicado
03-07-2022
Seção
ARTIGOS/ARTICLES