ACERTOS E DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO
Resumo
O presente artigo pretende fazer uma análise investigativa sobre a construção e o desenvolvimento do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), um documento que norteia o trabalho dos professores no processo de inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais[1] (NEE). A metodologia utilizada nesta pesquisa foi a aplicação de um questionário on-line que objetivou captar a compreensão de famílias, professores, diretores e coordenadores de escolas da Educação Básica sobre o documento. Com base nesta pesquisa, os resultados obtidos sugerem que o PDI, apesar de ser um direito do aluno com NEE e, portanto, obrigatório por lei, é ainda um instrumento pouco elaborado pelas escolas das redes pública e particular de ensino, além de evidenciar que uma ferramenta web e mobile voltada para capacitação continuada de professores e auxílio na elaboração e atualização do PDI dos estudantes será muito bem aceita.
[1] Neste texto, o termo “necessidades educacionais especiais” é empregado para designar alunos com deficiências mental/intelectual, sensoriais (surdos, deficiência auditiva, cegos ou baixa visão), transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação, deficiências físicas múltiplas e outras condições atípicas do desenvolvimento.
Downloads
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).