ANSIEDADE E DEPRESSÃO EM PROFESSORES DA REDE BÁSICA DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA:

revisão sistemática

  • Andressa Stephanie Fernandes Silva
  • Gislaine Satyko Kogure
  • Renata Plaza Teixeira
  • Rafael de Menezes Reis
  • Higino Carlos Hahns-Júnior
  • Victor Barbosa Ribeiro

Resumo

Introdução: Os professores lidam com inúmeros desafios dentro da sua profissão e, muitas vezes, se deparam com desafios que podem colaborar para o desenvolvimento do quadro de ansiedade e depressão. Objetivo: Produzir uma revisão sistemática sobre os achados dos estudos originais realizados com professores brasileiros investigando os quadros de ansiedade e depressão. Metodologia: Foi realizada a busca em seis bases de dados: Lilacs, Index Psi, Capes, Scielo, Educ@ e Pepsic, por meio da combinação de Ansiedade or Depressão or “Saúde Mental” or “Distúrbio Mental” AND Professor or Docente. Foram selecionados e analisados apenas os artigos que envolveram a saúde emocional dos professores do ensino infantil ao ensino médio e que tenham sido publicados durante o período de julho de 2015 a fevereiro de 2021. Resultados: Após as análises, foram selecionados 14 artigos que investigaram professores da rede básica da educação e que permitiram quantificar fatores que podem influenciar no estado emocional, como, por exemplo, a violência escolar, a precariedade das condições de trabalho, os baixos salários a que os professores têm sido expostos e o excessivo número de alunos por sala. Conclusão: Os estudos analisados demonstraram que o desgaste do professor pode trazer consequências sérias, desenvolvendo transtornos e a síndrome de Burnout. Logo, são necessários investimentos nas políticas públicas para a promoção da saúde mental e melhora nas condições de trabalho.

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Publicado
03-07-2022
Seção
ARTIGOS/ARTICLES