ANSIEDADE E DEPRESSÃO EM PROFESSORES DA REDE BÁSICA DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA:
revisão sistemática
Resumo
Introdução: Os professores lidam com inúmeros desafios dentro da sua profissão e, muitas vezes, se deparam com desafios que podem colaborar para o desenvolvimento do quadro de ansiedade e depressão. Objetivo: Produzir uma revisão sistemática sobre os achados dos estudos originais realizados com professores brasileiros investigando os quadros de ansiedade e depressão. Metodologia: Foi realizada a busca em seis bases de dados: Lilacs, Index Psi, Capes, Scielo, Educ@ e Pepsic, por meio da combinação de Ansiedade or Depressão or “Saúde Mental” or “Distúrbio Mental” AND Professor or Docente. Foram selecionados e analisados apenas os artigos que envolveram a saúde emocional dos professores do ensino infantil ao ensino médio e que tenham sido publicados durante o período de julho de 2015 a fevereiro de 2021. Resultados: Após as análises, foram selecionados 14 artigos que investigaram professores da rede básica da educação e que permitiram quantificar fatores que podem influenciar no estado emocional, como, por exemplo, a violência escolar, a precariedade das condições de trabalho, os baixos salários a que os professores têm sido expostos e o excessivo número de alunos por sala. Conclusão: Os estudos analisados demonstraram que o desgaste do professor pode trazer consequências sérias, desenvolvendo transtornos e a síndrome de Burnout. Logo, são necessários investimentos nas políticas públicas para a promoção da saúde mental e melhora nas condições de trabalho.
Downloads
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).