A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E AS UNIDADES TEMÁTICAS DO ENSINO RELIGIOSO:
possibilidades ao diálogo inter-religioso nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Resumo
O texto em questão visa tecer breves reflexões sobre as Unidades Temáticas (UT) do Ensino Religioso (ER) na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A partir da pesquisa “Concepções e tensões sobre o lugar e a pertença do Ensino Religioso na escola pública: a proposta de Ensino Religioso, de Wolfgang Gruen, em Minas Gerais” (2020-2021), buscou-se, ainda, explicitar as possibilidades de diálogo inter-religioso nos Anos Iniciais (AI) do Ensino Fundamental, a partir da proposta presente na BNCC. Para tanto, consideraram-se os dispostos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN/1996) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC/2017). Ainda, lançou-se mãos às reflexões em Gruen (1995), Panasiewicz (2003), Santos (2021), Teixeira (2003) e outros. Os dados da pesquisa revelam que as propostas da BNCC ao ER nos AI, apesar de historiográficas e/ou descritivas, mostram-se potentes à valorização dos saberes e das experiências religiosas dos alunos, bem como à promoção do diálogo inter-religioso na escola, lugar privilegiado para a manifestação das diversidades e das diferenças, palco das múltiplas relações entre sujeitos com o saber.
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