AVALIAÇÃO DO CONCEITO DE DÚZIA MEDIADA PELA FAMÍLIA DE ESTUDANTES COM AUTISMO DURANTE A PANDEMIA
Resumo
A proposição de procedimentos de avaliação personalizada para embasar procedimentos de ensino que objetivem ampliar o repertório individual de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Deficiência Intelectual (DI), respeitando seu ritmo de aprendizagem, pode auxiliar na inclusão escolar destes alunos. Com relação ao repertório acadêmico, sabe-se da carência de estudos, principalmente na área da matemática e ensino de conceitos. O presente relato de experiência se propôs a avaliar o repertório de entrada de quatro estudantes com TEA ou DI, em relação ao conceito de dúzia e meia dúzia, por meio de tarefas informatizadas e do cotidiano aplicadas por mães durante o período de pandemia, assim como a avaliação da interação mãe-filho durante a aplicação das atividades acadêmicas nesse período, por meio da análise de vídeos e categorias temáticas das dicas dadas pelas mães. Os resultados indicam desempenhos inferiores a 70% de acertos, em boa parte das tarefas avaliadas, o que contraria o desempenho esperado para o ano escolar em que estão matriculados, considerando os parâmetros oficiais. Os resultados também identificam os repertórios de entrada dos aprendizes e suas facilidades e dificuldades nessa área, sendo recomendada a realização de programações de ensino individualizadas para a aprendizagem dos conceitos de dúzia e meia dúzia. Discute-se a atuação das mães durante a aplicação das tarefas e o efeito no desempenho final do estudante, mostrando a importância de orientar as famílias em relação ao uso de estratégias que possam favorecer a aprendizagem acadêmica de estudantes com TEA ou DI.
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