O IMPACTO DA TRANSIÇÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS ENTRE ADOLESCENTES PARA O AMBIENTE ONLINE NO PERÍODO DA PANDEMIA DE COVID-19:

uma pesquisa exploratória

  • Maria Clara Weinem
  • Thaís Maia Ribeiro
  • Emmanuelly Macedo

Resumo

Esta pesquisa quantitativa não experimental transversal exploratória buscou investigar o impacto da transição das relações sociais entre adolescentes para o ambiente on-line no período da pandemia de Covid-19. Buscou-se identificar as repercussões do afastamento social promovido pelo ensino a distância e pelas interações virtuais sobre criação e manutenção de vínculos sociais de alunos do 2º segmento do Ensino Fundamental. Foram investigados a percepção dos adolescentes sobre o papel das mídias sociais e da escola sobre a socialização, aspectos dos vínculos sociais durante e após a pandemia e a satisfação dos participantes quanto aos relacionamentos virtuais nesse período. A amostra foi aleatória, de acordo com a disponibilidade, abrangendo alunos do 6º ao 9º ano. Os dados foram coletados através de um questionário aplicado nas escolas. Posteriormente, foram realizados testes para a análise comparativa entre escolas públicas e particulares. Nas variáveis comparadas, não houve diferença estatisticamente relevante entre os grupos. A maioria dos participantes relatou ter mais amigos em comparação a antes da pandemia, contudo, em relação à qualidade das amizades, os resultados demonstraram algum grau de redução. Por fim, a grande maioria dos participantes afirmou que retornar à escola ajudou a desenvolver relacionamentos. Este estudo forneceu informações iniciais sobre diversas relações entre o uso de redes sociais na pandemia e a socialização entre escolares adolescentes. A partir desses dados, estudos secundários podem ser desenvolvidos, aprofundando-se nos impactos da socialização virtual e em outros aspectos não pesquisados.

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Publicado
17-07-2023
Seção
ARTIGOS/ARTICLES