O MAPA DE IDEIAS:
um novo olhar sobre a produção textual
Resumo
Produzir um texto é uma atividade sociocognitiva-interacional de construção de sentidos, de que a escola deveria se apropriar para estimular e orientar os alunos à sua realização. No entanto esse processo, complexo, não vem sendo praticado com facilidade, para que consiga desenvolver nos alunos o gosto por uma escrita textual exitosa, transformando-o de um objeto social à uma formalidade escolar. Com base nessa demanda, a autora desenvolveu uma metodologia para a produção textual, o Mapa de Ideias, de fácil compreensão e acesso já nos anos iniciais do Ensino Fundamental, podendo ser iniciado, de forma oral na Educação Infantil. Usando da estratégia de sequenciar imagens, o aluno compreende a lógica temporal atrelada à uma construção de sentidos de forma narrativa que, assim que dominada, poderá abarcar outros gêneros textuais, ampliando o léxico semântico sintático. O Mapa de Ideias tem como metodologia a extração de verbos de ação, representativos de microestruturas frasais, que, expandidas, levam à construção de parágrafos, propiciando com que o aprendiz consiga compreender a estrutura básica de um texto com coesão e coerência, expressando o seu pensamento de forma autêntica. O objetivo do Mapa de Ideias é favorecer o ensino/aprendizagem do processo de produção textual e mediar as suas eventuais falhas, para que o escritor possa se comunicar bem e corretamente, por escrito, fazendo uso de seu caráter identitário.
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