INCLUSÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EM ESCOLAS DE ENSINO REGULAR:

desafios enfrentados pelos professores de educação física antes e durante a pandemia da COVID-19

  • Victor Barbosa Ribeiro
  • Laís Almeida Mascarenhas
  • Andressa Stephanie Fernandes Silva
  • Rafael de Menezes-Reis
  • Gislaine Satyko Kogure
  • Arthur Zecchin

Resumo

O presente estudo investigou a realidade de nove professores de educação física escolar, recrutados pelas redes sociais Facebook e Instagram, buscando entender a visão deles sobre a inclusão dos estudantes com necessidades educacionais especiais nas aulas de educação física escolar antes e durante a pandemia da COVID-19. Um questionário semiestruturado foi desenvolvido com o objetivo de avaliar questões relacionadas à caracterização do participante do estudo e sua formação; seu olhar sobre o estudante atendido; o apoio pedagógico e o ambiente escolar; a acessibilidade, espaço físico e materiais e a educação física escolar durante a pandemia. O questionário foi aplicado via plataforma LimeSurvey e os dados foram analisados via estatística descritiva. Os resultados indicaram que há um descuido no atendimento aos estudantes com necessidades educacionais especiais, que vai desde a falta de segurança dos profissionais pesquisados em trabalhar suas aulas com adaptações para estudantes com NEE, à falta de apoio da escola bem como de profissionais especializados para dar o suporte necessário, a falta de estrutura física e de materiais adaptados para a construção de ambiente mais propício ao estudante. Conclui-se que novas ofertas de capacitação, bem como melhora na estrutura das escolas e do apoio delas por meio de reuniões e contratações de profissionais auxiliares é de suma importância para melhorar o atendimento aos estudantes.

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Publicado
17-07-2023
Seção
ARTIGOS/ARTICLES