EDUCAÇÃO INFANTIL:
tempo de brincar, criar e recriar
Resumo
Este trabalho compõe uma reflexão em torno do tema Educação Infantil: Tempo de brincar, criar e recriar, um desafio permanente. Buscou-se analisar, discutir e confrontar a realidade com fundamentos teóricos, a fim de esclarecer aspectos considerados importantes, para que o educador da Educação Infantil desenvolva um trabalho de qualidade com as crianças, as brincadeiras que estimulam a criança a brincar, criar e recriar no espaço. É de suma importância trabalhar as práticas pedagógicas de forma lúdica na Educação Infantil, pois o brincar implica expressivamente na construção do desenvolvimento integral da criança. Vygotsky (1991) defende que é nas brincadeiras que as crianças ressignificam o que vivem. O objetivo geral deste trabalho é compreender a importância do brincar da criança na Educação Infantil, como processo de desenvolvimento motor, afetivo, físico e cognitivo. É de extrema relevância para o desenvolvimento pleno da criança, pois ajuda na autonomia e no desenvolvimento motor. O brincar não pode ser visto apenas como um passatempo, perda de tempo, pois são formas também de estimular o lado criativo da criança, a autoconfiança, pois, através dos jogos e das brincadeiras, a criança compreende e entende o conceito de limites, tempo e regras. O brincar, criar e recriar na Educação Infantil é estratégia pedagógica facilitadora para o método de ensino aprendizagem. A aplicação de brincadeiras na Educação Infantil é para o desenvolvimento motor fino e grosso e é compreensível que as brincadeiras sejam indispensáveis e extremamente importantes para a Educação Infantil.
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1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
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4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).