UMA ESCOLA, UMA PANDEMIA. E DEPOIS DO CAOS?
Resumo
No artigo, a partir da realidade de um Programa de Pós-graduação stricto sensu em Educação, se reflete a partir das consequências da pandemia na educação, com foco na escola. O texto aborda as principais mudanças na educação havidas durante a pandemia, como uma ampliada ainda que intempestiva adoção de tecnologias digitais de informação e comunicação, e discute os desafios e oportunidades que surgem a partir das mudanças havidas. Além disso, o artigo ousa em oferecer algumas projeções para uma educação escolar após a pandemia, considerando diferentes cenários e possibilidades. Em geral, o texto destaca a importância de repensar a educação em um mundo pós-COVID, em uma sociedade cada vez mais imersa em cultural digital, buscando soluções criativas e inovadoras para os desafios que se apresentam. Finalmente o artigo alerta para a necessidade de ressignificar presença na escola.
Downloads
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).