DESAFIOS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS NO BRASIL:
uma análise crítica do enfoque atual
Resumo
Este artigo discorre sobre a temática: “Desafios na Educação de Surdos no Brasil: Uma análise crítica do enfoque atual”, com o intuito de refletirmos sobre a importância da educação de surdos, os avanços e os desafios relacionados ao assunto. O primeiro momento, destina-se à apresentação dos apontamentos iniciais em relação à educação de surdos. Por conseguinte, o segundo momento traz como propósito o aprofundamento nos fundamentos legais, utilizando como base a legislação. Em especial, a Lei n° 9.394 de 1996, a Lei n° 10.436 de 2002, o Decreto n° 5.626 de 2005 e a Lei n° 23.773 de 2021. Além disso, a contribuição de Silva (2018) e Vilhalva (2004), os aspectos relacionados ao bilinguismo, aos princípios orientadores para a aprendizagem dos surdos, os desafios e as perspectivas em relação à Libras, a atuação do intérprete e as práticas pedagógicas para a inclusão do aluno surdo. Por fim, serão as considerações finais, apresentando os desafios e os avanços em relação à educação de surdos e ao bilinguismo.
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