FUNÇÕES EXECUTIVAS E DISLEXIA:
breve Análise Integrativa
Resumo
O presente artigo aborda a relação entre as Funções Executivas (FE) e a dislexia, um transtorno específico de aprendizagem que afeta a leitura e a escrita. As FE são um conjunto de habilidades cognitivas essenciais para o planejamento, organização, controle de impulsos e tomada de decisões. A dislexia, por sua vez, é caracterizada por dificuldades no reconhecimento preciso e fluente de palavras, além de habilidades deficientes de ortografia e decodificação. A revisão bibliográfica realizada destaca que déficits em FE, como memória de trabalho, flexibilidade cognitiva, controle inibitório e fluência verbal, estão associados às dificuldades de aprendizagem apresentadas por indivíduos com dislexia. Estudos indicam que crianças com dislexia podem ter desempenho inferior nessas habilidades cognitivas. Portanto, o estudo conclui que a investigação contínua sobre a relação entre FE e dislexia pode contribuir para o desenvolvimento de estratégias de intervenção mais eficazes e para o avanço do conhecimento científico na área de neuropsicologia e educação. Além disso, promover uma maior conscientização sobre a dislexia pode contribuir para a criação de ambientes educacionais mais inclusivos e para o desenvolvimento de políticas públicas mais abrangentes.
Downloads
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).