A importância da afetividade na relação professor/aluno no âmbito escolar: Crianças de 4 a 7 anos.
Palavras-chave:
Afetividade, Relação professor/aluno, Escola, Cognição.
Resumo
O presente artigo tem como objetivo fazer uma abordagem da afetividade na relação professor/aluno dentro da escola, sua contribuição e importância firmada na responsabilidade dos educadores em contribuir na formação do desenvolvimento emocional e cognitivo da criança. São ressaltadas algumas práticas do cotidiano escolar que propiciam maior envolvimento professor/aluno e maior visibilidade da relação afetiva de ambos. É reafirmada assim a importância de tal temática no âmbito escolar, entendendo que a afetividade permeia por todos os momentos do processo escolar, não estando separada ou sendo pontualmente trabalhada em um momento definido. Nesse sentido, tivemos como aportes teóricos os estudos de Arantes e Pestalozzi - que incorporou o afeto à sala de aula, os pressupostos de Vygostsky sobre o papel da afetividade no processo de construção cultural da significação, de Piaget sobre as relações entre inteligência e afetividade no decorrer das distintas etapas de desenvolvimento humano e, por fim, em Wallon no afeto ligado ao desenvolvimento cognitivo.Downloads
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Seção
ARTIGOS DE PROFESSORES/ARTICLES OF TEACHERS
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