A importância da afetividade na relação professor/aluno no âmbito escolar: Crianças de 4 a 7 anos.

  • Vera Lucia Lins Sant’Anna PUC Minas
  • Amanda Silva de Almeida PUC Minas
  • Juliana Leandra Silveira Elias PUC Minas
Palavras-chave: Afetividade, Relação professor/aluno, Escola, Cognição.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo fazer uma abordagem da afetividade na relação professor/aluno dentro da escola, sua contribuição e importância firmada na responsabilidade dos educadores em contribuir na formação do desenvolvimento emocional e cognitivo da criança. São ressaltadas algumas práticas do cotidiano escolar que propiciam maior envolvimento professor/aluno e maior visibilidade da relação afetiva de ambos. É reafirmada assim a importância de tal temática no âmbito escolar, entendendo que a afetividade permeia por todos os momentos do processo escolar, não estando separada ou sendo pontualmente trabalhada em um momento definido. Nesse sentido, tivemos como aportes teóricos os estudos de Arantes e Pestalozzi - que incorporou o afeto à sala de aula, os pressupostos de Vygostsky sobre o papel da afetividade no processo de construção cultural da significação, de Piaget sobre as relações entre inteligência e afetividade no decorrer das distintas etapas de desenvolvimento humano e, por fim, em Wallon no afeto ligado ao desenvolvimento cognitivo.

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Biografia do Autor

Vera Lucia Lins Sant’Anna, PUC Minas
Doutora em Ciências da Religião (UMESP), Mestre em Educação (Mackenzie-SP), Professora do Curso de Pedagogia e pesquisadora da PUC Minas.
Amanda Silva de Almeida, PUC Minas
Pedagoga (PUC Minas). Professora na Educação Infantil.
Juliana Leandra Silveira Elias, PUC Minas
Pedagoga (PUC Minas). Professora na Educação Infantil.
Seção
ARTIGOS DE PROFESSORES/ARTICLES OF TEACHERS