As contribuições do programa escola integrada na formação cidadã dos alunos da rede municipal de Belo Horizonte

  • Camila Thais da Luz PUC Minas
  • Jussara Carlos de Oliveira PUC Minas
  • Manuela Jerusa Ramos Pereira PUC Minas
  • Maria Gabriela Sena Costa PUC Minas
  • Vera Lucia Lins Sant’Anna PUC Minas
Palavras-chave: Educação, Programa Escola Integrada, Educação em Tempo Integral, Formação cidadã.

Resumo

O presente artigo contempla um estudo realizado sobre o Programa Escola Integrada, proposto pela Secretaria de Planejamento de Belo Horizonte e coordenado pela Secretaria Municipal de Educação da Capital. A escolha deste tema justifica-se devido ao interesse de entender de que forma o Programa vem sendo efetivado nas escolas, possibilitando o atendimento educacional de qualidade em tempo integral para crianças e adolescentes de 06 a 14 anos, abrangendo todas as dimensões formativas do sujeito, visando à formação integral dos alunos. Sua elaboração advém de informações coletadas a partir da pesquisa bibliográfica e através de trabalho de campo realizada em uma instituição da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. Para melhor compreensão do funcionamento do Programa abordaremos três aspectos relevantes: apresentaremos um panorama histórico sócio-cultural da Educação de tempo integral, sua aplicação e desenvolvimento no Brasil; a caracterização do Programa Escola Integrada; e uma análise do Programa a partir de pesquisa de campo realizada na Escola “Topázio”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Thais da Luz, PUC Minas
Graduada do curso de Pedagogia pela PUC Minas e Professora da Educação Básica.
Jussara Carlos de Oliveira, PUC Minas
Graduada do curso de Pedagogia pela PUC Minas e Professora da Educação Básica.
Manuela Jerusa Ramos Pereira, PUC Minas
Graduada do curso de Pedagogia pela PUC Minas e Professora da Educação Básica.
Maria Gabriela Sena Costa, PUC Minas
Graduada do curso de Pedagogia pela PUC Minas e Professora da Educação Básica.
Vera Lucia Lins Sant’Anna, PUC Minas
Doutora em Ciências da Religião, Mestre em Educação, Professora e pesquisadora da PUC Minas.
Seção
ARTIGOS DE ALUNOS/ARTICLES OF STUDENTS