As contribuições do programa escola integrada na formação cidadã dos alunos da rede municipal de Belo Horizonte
Palavras-chave:
Educação, Programa Escola Integrada, Educação em Tempo Integral, Formação cidadã.
Resumo
O presente artigo contempla um estudo realizado sobre o Programa Escola Integrada, proposto pela Secretaria de Planejamento de Belo Horizonte e coordenado pela Secretaria Municipal de Educação da Capital. A escolha deste tema justifica-se devido ao interesse de entender de que forma o Programa vem sendo efetivado nas escolas, possibilitando o atendimento educacional de qualidade em tempo integral para crianças e adolescentes de 06 a 14 anos, abrangendo todas as dimensões formativas do sujeito, visando à formação integral dos alunos. Sua elaboração advém de informações coletadas a partir da pesquisa bibliográfica e através de trabalho de campo realizada em uma instituição da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. Para melhor compreensão do funcionamento do Programa abordaremos três aspectos relevantes: apresentaremos um panorama histórico sócio-cultural da Educação de tempo integral, sua aplicação e desenvolvimento no Brasil; a caracterização do Programa Escola Integrada; e uma análise do Programa a partir de pesquisa de campo realizada na Escola “Topázio”.Downloads
Não há dados estatísticos.
Seção
ARTIGOS DE ALUNOS/ARTICLES OF STUDENTS
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).