O despertar da consciência ecológica na formação do educando: Um desafio para o processo pedagógico

  • Francielle Nunes Xavier PUC Minas
  • Izabel Cristina Ferreira de Oliveira PUC Minas
  • Mariluce Rosaria Arantes PUC Minas
  • Poliana Stopa Silva PUC Minas
  • Samanta Santos Nascimento PUC Minas
  • Silésia dos Santos PUC Minas
  • Vera Lucia Lins Sant’Anna PUC Minas
Palavras-chave: Consciência ecológica, Educação ambiental, Alfabetização ecológica.

Resumo

O presente artigo traz uma abordagem sobre a problemática da questão ambiental no que diz respeito ao desenvolvimento da consciência ecológica na formação do educando e os desafios enfrentados na concretização do trabalho pedagógico perante esta temática no processo educativo. Apresenta uma abordagem teórica sobre as bases legais de implementação da educação ambiental no currículo da escola, pontuando as conquistadas alcançadas ao longo dos tempos. Os avanços das práticas educativas vivenciadas no desenvolvimento processual da consciência ecológica determinam como características deste processo, a alfabetização, ecológica o respeito à vida e ao meio ambiente, as mudanças de comportamento e a busca de um desenvolvimento sustentável baseado em ações locais com vistas a transformações globais. Atendo a uma visão mais realista de cunho investigatório apresenta-se a pesquisa de campo para corroborar com as informações contidas no artigo. Os resultados da prática investigativa contida na mesma confrontam com as teorias no artigo apresentadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francielle Nunes Xavier, PUC Minas
Graduada do curso de Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professora da
Educação Básica.
Izabel Cristina Ferreira de Oliveira, PUC Minas
Graduada do curso de Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professora da
Educação Básica.
Mariluce Rosaria Arantes, PUC Minas
Graduada do curso de Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professora da
Educação Básica.
Poliana Stopa Silva, PUC Minas
Graduada do curso de Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professora da
Educação Básica.
Samanta Santos Nascimento, PUC Minas
Graduada do curso de Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professora da
Educação Básica.
Silésia dos Santos, PUC Minas
Graduada do curso de Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professora da
Educação Básica.
Vera Lucia Lins Sant’Anna, PUC Minas
Doutora em Ciências da Religião (UMESP), Mestre em Educação (Mackenzie-SP), Professora e pesquisadora
da PUC Minas.
Seção
ARTIGOS DE ALUNOS/ARTICLES OF STUDENTS