Down, rompendo barreiras: A construção do conhecimento através dos jogos e brincadeiras

  • Adriane Xavier Corgozinho Lima PUC Minas
  • Aline Cristine de Souza Perdigão PUC Minas
  • Ana Carolina Guedes Gollner PUC Minas
  • Ana Paula Leite Ferreira PUC Minas
  • Josiane Conceição da Cruz PUC Minas
  • Junia Moreira Gomes PUC Minas
  • Lucinéia dos Santos Araújo Sousa PUC Minas
  • Paula Carolina Silva Pereira PUC Minas
  • Vera Lúcia Lins Sant’Anna PUC Minas
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem, Lúdico, Educação especial.

Resumo

O projeto de pesquisa “Jogos e brincadeiras como facilitadores no processo de ensinoaprendizagem em pessoas com Síndrome de Down” tem como objetivo principal abordar as várias possibilidades de desenvolvimento dessas pessoas, no que se refere ao trabalho lúdico, assim como oferecer subsídios básicos e importantes, utilizando os jogos e brincadeiras na sua formação e desenvolvimento. Partindo do pressuposto de que toda pessoa tem possibilidade de aprender, desde que as metodologias sejam adequadas para cada necessidade, jogos e brincadeiras têm como finalidades específicas: função motivadora no desenvolvimento cognitivo, social e motor. A pessoa com Síndrome de Down apresenta dificuldades no processo de aprendizagem, como: memória, percepção, imaginação, relações espaciais, esquema corporal, fala e raciocínio, necessitando desse recurso para seu aprendizado. As escolas que recebem alunos de inclusão e o educador, como mediador do processo ensinoaprendizagem, precisam se adaptar para mudanças, enfatizando que o lúdico é uma ferramenta valiosa como recurso motivador no processo da aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriane Xavier Corgozinho Lima, PUC Minas
Graduada do curso de Pedagogia pela PUC Minas e Professora da Educação Básica
Aline Cristine de Souza Perdigão, PUC Minas
Graduada do curso de Pedagogia pela PUC Minas e Professora da Educação Básica
Ana Carolina Guedes Gollner, PUC Minas
Graduada do curso de Pedagogia pela PUC Minas e Professora da Educação Básica
Ana Paula Leite Ferreira, PUC Minas
Graduada do curso de Pedagogia pela PUC Minas e Professora da Educação Básica
Josiane Conceição da Cruz, PUC Minas
Graduada do curso de Pedagogia pela PUC Minas e Professora da Educação Básica
Junia Moreira Gomes, PUC Minas
Graduada do curso de Pedagogia pela PUC Minas e Professora da Educação Básica
Lucinéia dos Santos Araújo Sousa, PUC Minas
Graduada do curso de Pedagogia pela PUC Minas e Professora da Educação Básica
Paula Carolina Silva Pereira, PUC Minas
Graduada do curso de Pedagogia pela PUC Minas e Professora da Educação Básica
Vera Lúcia Lins Sant’Anna, PUC Minas
Doutora em Ciências da Religião (UMESP), Mestre em Educação (Mackenzie-SP), Professora e pesquisadora
da PUC Minas.
Seção
ARTIGOS DE ALUNOS/ARTICLES OF STUDENTS