Down, rompendo barreiras: A construção do conhecimento através dos jogos e brincadeiras
Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem, Lúdico, Educação especial.
Resumo
O projeto de pesquisa “Jogos e brincadeiras como facilitadores no processo de ensinoaprendizagem em pessoas com Síndrome de Down” tem como objetivo principal abordar as várias possibilidades de desenvolvimento dessas pessoas, no que se refere ao trabalho lúdico, assim como oferecer subsídios básicos e importantes, utilizando os jogos e brincadeiras na sua formação e desenvolvimento. Partindo do pressuposto de que toda pessoa tem possibilidade de aprender, desde que as metodologias sejam adequadas para cada necessidade, jogos e brincadeiras têm como finalidades específicas: função motivadora no desenvolvimento cognitivo, social e motor. A pessoa com Síndrome de Down apresenta dificuldades no processo de aprendizagem, como: memória, percepção, imaginação, relações espaciais, esquema corporal, fala e raciocínio, necessitando desse recurso para seu aprendizado. As escolas que recebem alunos de inclusão e o educador, como mediador do processo ensinoaprendizagem, precisam se adaptar para mudanças, enfatizando que o lúdico é uma ferramenta valiosa como recurso motivador no processo da aprendizagem.Downloads
Não há dados estatísticos.
Seção
ARTIGOS DE ALUNOS/ARTICLES OF STUDENTS
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).