Educação: a reflexão como elemento norteador na pesquisa e na produção de conhecimento

  • Vicente Geraldo Amâncio Diniz Oliveira PUC Minas

Resumo

O presente trabalho busca dar um enfoque filosófico-educacional acerca da pesquisa e sua implementação. Problematiza acerca da diferença de padrões metodológicos quantitativos e qualitativos, mostrando seus limites e possibilidades. Acima de tudo, busca mostrar que a pesquisa precisa carregar em seu bojo o elemento da reflexão e da criticidade. Portanto, o papel do educador/pesquisador, enquanto sujeito que se pensa e pensa a realidade, seria despertar no educando esta mesma postura emancipadora questionadora e reflexiva na produção de conhecimento e na implementação da pesquisa.

Palavras-chave: Educação; Pesquisa; Produção do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vicente Geraldo Amâncio Diniz Oliveira, PUC Minas
Doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil (2002). Atua como Professor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil.
Publicado
16-07-2009
Seção
ARTIGOS DE PROFESSORES/ARTICLES OF TEACHERS