A Importância da Avaliação nos anos iniciais do Ensino Fundamental: possibilidades e desafios
Palavras-chave:
Avaliação. Escola. Professor. Aprendizagem.
Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo expor os preceitos, as características e os fundamentos da avaliação escolar nos anos iniciais do ensino fundamental. Procuramos analisar a importância da prática avaliativa em três escolas públicas do município de Belo Horizonte, buscando entender as possíveis formas de utilização das avaliações. Sendo assim, convidamos o leitor a refletir sobre o perfil e a postura do professor enquanto avaliador. Exibimos um breve estudo sobre a história da avaliação através da percepção de vários teóricos. Ao final, apresentamos sugestões a serem discutidas e executadas pela escola e pela família com o intuito de aprimorar as práticas avaliativas, tendo em vista que o trabalho conjunto de ambas é imprescindível para a construção da aprendizagem do aluno. Diagnosticamos, por meio da pesquisa de campo, que as escolas juntamente com os professores precisam contemplar a avaliação como uma fonte de investigação e reflexão sobre quais os problemas do fracasso escolar identificados, para solucioná-los ou, no mínimo, minimizá-los com alterações necessárias das práticas docentes.Downloads
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Publicado
21-10-2014
Seção
RESUMOS DE MONOGRAFIAS & TCC /ABSTRACT OF MONOGRAFIAS & TCC
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