Estratégias de Aprendizagem no cotidiano da criança disléxica: desafios à pratica docente
Resumo
O presente artigo desenvolve-se a partir de uma pesquisa realizada a fim de conceituar e identificar as características e especificidades do distúrbio neurológico específico da linguagem, denominado Dislexia. Dessa forma, descrevemos um breve histórico sobre como foi identificado o distúrbio pela primeira vez e explicitamos as definições estabelecidas para a dislexia na perspectiva de vários autores. Identificamos várias estratégias a fim de proporcionar uma aprendizagem significativa para nossos educandos, extinguindo de vez o estigma de alunos preguiçosos, desinteressados e incapazes de apreender o que lhes é ensinado. O que pretendemos esclarecer é que o disléxico não possui uma doença, e que sua dificuldade pode ser superada mediante tratamento individualizado. Procuramos encontrar meios que possibilitem ao educador superar os desafios em sua prática com a criança disléxica, sugerindo maneiras mais dinâmicas de aplicação dos conteúdos necessários, relacionando-os à realidade dos sujeitos envolvidos, a fim de torná-los mais interessantes e eficazes.
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