Estratégias De Aprendizagem No Cotidiano Escolar Da Educação Infantil.

  • Carla da Costa Rizzuto
  • Érika Maria Magalhães
  • Raisleia Libório Senesi
  • Sirlene Antônia Cardoso
Palavras-chave: Aprendizagem, Educação infantil. Lúdico.

Resumo

O presente trabalho trata da aprendizagem no cotidiano escolar da educação infantil, cujas estratégias têm em vista ensinar a pensar, para que o aprendiz possa obter autonomia, independência e senso crítico. O objetivo foi demonstrar que essas estratégias são atividades sequenciais que servem para facilitar a aquisição, o armazenamento e a utilização da informação para permitir a aprendizagem, que só é eficaz na medida em que tenha significado para o aprendiz. Autores como Piaget e Vygotsky apontaram para a importância do desenvolvimento da inteligência como parte do processo da aprendizagem que só se realiza em convívio sociocultural, com a formação de conceitos e a construção de significados, pela relação entre o pensamento e a articulação da linguagem. Neste estudo, foi possível compreender que a aprendizagem pode provocar mudança de comportamento no indivíduo, por isso não deve ser mecânica e meramente voltada ao conteúdo didático, mas deve ser um processo significativo, para ser capaz de ajustar o raciocínio, a análise e a imaginação da criança com afetividade e emoção, facilitando sua cognição. Ensinar estrategicamente é levar a criança a selecionar ideias, estabelecer relações lógicas e integrar significativamente suas percepções, mesmo por meio lúdico, para garantir a transmissão e a assimilação dos conteúdos do saber escolar. As mais dinâmicas e eficientes estratégias pedagógicas precisam ser determinadas como necessárias, descritas, demonstradas, praticadas, usadas, generalizadas, adaptadas e até mesmo improvisadas, se necessário; a fim de que o professor consiga ministrar aulas em que a primordial construção do conhecimento favoreça os alunos nos aspectos cognitivo, afetivo e psicomotor. Entre os aspectos que possibilitam alcançar tais objetivos estão a formulação, a maleabilidade, a viabilidade e a segurabilidade da aula, além da preparação e aplicação de avaliações; o que exige recursos como jogos, música, teatro e contação de histórias. A metodologia utilizada neste estudo foi a pesquisa de campo realizada em três escolas de Educação Infantil da região metropolitana de Belo Horizonte, com a finalidade de analisar as estratégias de aprendizagem e sua relevância, pelo método qualitativo. O resultado foi a percepção de que o professor precisa melhorar a forma como lida com a diversidade das crianças, não sendo necessário substituir a pedagogia tradicional, mas sim associá-la ao lúdico de forma a melhorar a qualidade do ensino, a fim de melhorar a aprendizagem.

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Biografia do Autor

Carla da Costa Rizzuto
Graduanda do Curso de Pedagogia PUC Minas
Érika Maria Magalhães
Graduanda do Curso de Pedagogia PUC Minas
Raisleia Libório Senesi
Graduanda do Curso de Pedagogia PUC Minas
Sirlene Antônia Cardoso
Graduanda do Curso de Pedagogia PUC Minas
Publicado
21-10-2014
Seção
RESUMOS DE MONOGRAFIAS & TCC /ABSTRACT OF MONOGRAFIAS & TCC