Estratégias De Aprendizagem No Cotidiano Escolar Da Educação Infantil.
Palavras-chave:
Aprendizagem, Educação infantil. Lúdico.
Resumo
O presente trabalho trata da aprendizagem no cotidiano escolar da educação infantil, cujas estratégias têm em vista ensinar a pensar, para que o aprendiz possa obter autonomia, independência e senso crítico. O objetivo foi demonstrar que essas estratégias são atividades sequenciais que servem para facilitar a aquisição, o armazenamento e a utilização da informação para permitir a aprendizagem, que só é eficaz na medida em que tenha significado para o aprendiz. Autores como Piaget e Vygotsky apontaram para a importância do desenvolvimento da inteligência como parte do processo da aprendizagem que só se realiza em convívio sociocultural, com a formação de conceitos e a construção de significados, pela relação entre o pensamento e a articulação da linguagem. Neste estudo, foi possível compreender que a aprendizagem pode provocar mudança de comportamento no indivíduo, por isso não deve ser mecânica e meramente voltada ao conteúdo didático, mas deve ser um processo significativo, para ser capaz de ajustar o raciocínio, a análise e a imaginação da criança com afetividade e emoção, facilitando sua cognição. Ensinar estrategicamente é levar a criança a selecionar ideias, estabelecer relações lógicas e integrar significativamente suas percepções, mesmo por meio lúdico, para garantir a transmissão e a assimilação dos conteúdos do saber escolar. As mais dinâmicas e eficientes estratégias pedagógicas precisam ser determinadas como necessárias, descritas, demonstradas, praticadas, usadas, generalizadas, adaptadas e até mesmo improvisadas, se necessário; a fim de que o professor consiga ministrar aulas em que a primordial construção do conhecimento favoreça os alunos nos aspectos cognitivo, afetivo e psicomotor. Entre os aspectos que possibilitam alcançar tais objetivos estão a formulação, a maleabilidade, a viabilidade e a segurabilidade da aula, além da preparação e aplicação de avaliações; o que exige recursos como jogos, música, teatro e contação de histórias. A metodologia utilizada neste estudo foi a pesquisa de campo realizada em três escolas de Educação Infantil da região metropolitana de Belo Horizonte, com a finalidade de analisar as estratégias de aprendizagem e sua relevância, pelo método qualitativo. O resultado foi a percepção de que o professor precisa melhorar a forma como lida com a diversidade das crianças, não sendo necessário substituir a pedagogia tradicional, mas sim associá-la ao lúdico de forma a melhorar a qualidade do ensino, a fim de melhorar a aprendizagem.Downloads
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Publicado
21-10-2014
Seção
RESUMOS DE MONOGRAFIAS & TCC /ABSTRACT OF MONOGRAFIAS & TCC
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