A Inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho: perspectivas e desafios na contemporaneidade.
Palavras-chave:
Inclusão. Deficiência. Trabalho. Inserção. Direitos. Desafios
Resumo
O mundo do trabalho tem vivido muitas mudanças diante das diversas legislações que valorizam a inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Esse processo é bem complexo e relativamente demorado, pois envolve um conjunto de ações a serem conquistadas por todos os integrantes do processo. É importante atentar que, conforme diz Pastore: “A inserção e a retenção de portadores de deficiência no mercado regular de trabalho depende de três providências: preparar o portador, educar o empregador e dispor de boas políticas públicas”. (PASTORE, 2000, p. 208). Nessa perspectiva, através desta pesquisa, procuramos analisar o processo de inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, começando por um breve histórico sobre a inclusão, enfatizando esse processo em relação ao mercado de trabalho, bem como as leis que amparam a pessoa com deficiência, os desafios enfrentados nos dias atuais e o que as empresas têm feito diante dessa inserção. Realizamos fundamentações teóricas sobre o assunto e também pesquisa de campo, o que nos possibilitou uma análise mais aprofundada sobre o tema em estudo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
21-10-2014
Seção
RESUMOS DE MONOGRAFIAS & TCC /ABSTRACT OF MONOGRAFIAS & TCC
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).