A importância do planejamento de ensino como condição efetiva e eficaz do trabalho pedagógico: desafios à prática docente
Resumo
Este trabalho tem como temática o planejamento de ensino como uma das principais e mais importantes ferramentas utilizadas como recurso na educação. Abordamos todos os aspectos consideráveis para se alcançar metas e objetivos, o que para isso atribuímos a necessidade de que toda ação pedagógica passe antes pelo planejamento, seja ele curricular, de ensino ou escolar, o Projeto Político Pedagógico com foco na importância da ação efetiva e eficaz do planejamento de ensino. O grupo foi em busca da comprovação da real importância desse recurso na prática pedagógica em sala de aula. Para isso, utilizamos bases teóricas por meio de pesquisas bibliográficas e também a pesquisa de campo, a qual foi realizada em três escolas, sendo elas da rede pública e particular de Belo Horizonte e região. Baseando nas pesquisas realizadas, fundamentamos toda a pesquisa pautando-se em teóricos referenciais, em busca da comprovação da importância efetiva e eficaz do planejamento de ensino no âmbito escolar. Portanto, apresentamos a percepção da atenção e importância dada ao planejamento de ensino pelos coordenadores e professores das escolas pesquisadas. Percebemos enquanto pesquisadoras que as concepções do planejamento são funcionalistas e dialéticas. A concepção funcionalista é a tradicional no ensino, sendo um instrumento de poder. A concepção dialética tem no planejamento a práxis que surge da realidade. Nele são congregados aspectos históricos, políticos, sociais e econômicos. Ao mesmo tempo consolida tarefas e saberes críticos, criativos, reflexivos, transformadores. A pesquisa sobre a importância do planejamento de ensino no âmbito escolar teve uma abordagem qualitativa e se construiu sob uma amostra do panorama das redes particular e municipal de ensino de Belo Horizonte e Betim.
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