Síndrome do X- Frágil: Orientação aos Professores
Resumo
O presente artigo apresenta os resultados de uma intervenção pedagógica que teve como objetivos orientar professores para identificar alunos com Síndrome do X-Frágil e disponibilizar algumas estratégias que poderiam facilitar o trabalho dos mesmos. A metodologia utilizada baseou-se na pesquisa de campo, dinâmica de grupo, palestra, levantamento de dúvidas e debates sobre o tema. Nessa intervenção, buscou-se discutir junto aos professores de uma escola pública de Belo Horizonte temas como inclusão, orientação de professores, deficiência mental e Síndrome do X-Frágil, utilizando como principais referências os estudos de Mantoan, Gauderer, Morgante e Morin. Os resultados evidenciam que a intervenção foi positiva, pois alcançou os objetivos propostos e contou com a colaboração e o envolvimento de professores, funcionários e gestores.
Palavras-Chave: Inclusão. Síndrome do X-Frágil. Orientação aos professores.
Downloads
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).