Síndrome do X- Frágil: Orientação aos Professores

  • Pollyanna Barbieri Pazzini PUC MINAS
  • Vanessa Betônico de Oliveira PUC Minas
  • Orient.: Francisco Ângelo Coutinho PUC Minas
  • Orient.: Sheilla Alessandra Brasileiro de Menezes PUC Minas

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados de uma intervenção pedagógica que teve como objetivos orientar professores para identificar alunos com Síndrome do X-Frágil e disponibilizar algumas estratégias que poderiam facilitar o trabalho dos mesmos. A metodologia utilizada baseou-se na pesquisa de campo, dinâmica de grupo, palestra, levantamento de dúvidas e debates sobre o tema. Nessa intervenção, buscou-se discutir junto aos professores de uma escola pública de Belo Horizonte temas como inclusão, orientação de professores, deficiência mental e Síndrome do X-Frágil, utilizando como principais referências os estudos de Mantoan, Gauderer, Morgante e Morin. Os resultados evidenciam que a intervenção foi positiva, pois alcançou os objetivos propostos e contou com a colaboração e o envolvimento de professores, funcionários e gestores.

 Palavras-Chave: Inclusão. Síndrome do X-Frágil. Orientação aos professores.

 

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Biografia do Autor

Pollyanna Barbieri Pazzini, PUC MINAS

Pedagoga com Ênfase em Necessidades Educacionais Especiais

Pós- Graduanda em EAD

Tutora da PUC Minas Virtual

Publicado
26-03-2010
Seção
ARTIGOS DE ALUNOS/ARTICLES OF STUDENTS