As vozes presentes no texto acadêmico e a explicitação da autoria
Palavras-chave:
Texto acadêmico. Prática discursiva. Pessoalização. Autoria.
Resumo
Neste artigo, me proponho analisar a forma como o autor se manifesta nos textos acadêmicos e científicos. Para isso, serão observadas as vozes presentes em artigos científicos e em trabalhos de conclusão de curso de graduação. A análise terá como pano de fundo o referencial teórico que discute as práticas discursivas no texto científico. Serão analisadas construções que expressam o posicionamento do autor em seus textos, para comparar as implicações decorrentes do processo de pessoalização. Serão objeto de discussão as noções de objetividade, subjetividade, neutralidade, imparcialidade, explicitação de autoria e propriedade. As construções analisadas foram retiradas de três artigos científicos de professores pós-graduados e de cinco trabalhos de conclusão de curso de graduandos em Pedagogia. Os resultados apontam uma transgressão ao que propõem os autores de manuais de metodologia científica, que, no entanto, agrega valor ao produto final.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
17-03-2015
Seção
ARTIGOS DE PROFESSORES/ARTICLES OF TEACHERS
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).