Pierre bourdieu e o capital cultural: breve análise estatística Sobre a educação brasileira no Século XX

  • Luã Augusto da Silva Lança PUC Minas
Palavras-chave: Estudos Culturais. Pierre Bourdieu. História da Educação no Brasil

Resumo

Elaborado a partir de uma metodologia documental de análises sobre dadosestatísticos do IBGE sobre investimentos na educação, em conjunto com um debatehistoriográfico e do auxílio de conceitos desenvolvidos por Pierre Bourdieu, opresente artigo – desenvolvido a partir das atividades do projeto de pesquisa deiniciação científica financiado pela FAPEMIG nos anos de 2013 e 2014 – constróiuma linha de raciocínio analítica sobre as relações existentes entre investimentoseconômicos e qualidade de ensino na educação brasileira; analisando dados doprimeiro e último decênio do século XX. Neste sentido, buscamos observar ecompreender algumas permanências e continuidades dentro da História daeducação brasileira, onde se forjou um imaginário sobre a qualidade do ensinobaseado em parâmetros econômicos.

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Biografia do Autor

Luã Augusto da Silva Lança, PUC Minas
Graduado em História (Licenciatura) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Possui experiência na área História com: Pesquisa cientifica - bolsa de iniciação a pesquisa pela Fundação de Amparado a Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Exposição museológica; Educação e Aprendizagem com ênfase em ensino de História e Ciências Humanas para Educação dos níveis fundamental, médio e cursos preparatórios para o exame de Vestibular e para o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM.
Publicado
17-03-2015
Seção
ARTIGOS DE ALUNOS/ARTICLES OF STUDENTS