Pierre bourdieu e o capital cultural: breve análise estatística Sobre a educação brasileira no Século XX
Palavras-chave:
Estudos Culturais. Pierre Bourdieu. História da Educação no Brasil
Resumo
Elaborado a partir de uma metodologia documental de análises sobre dadosestatísticos do IBGE sobre investimentos na educação, em conjunto com um debatehistoriográfico e do auxílio de conceitos desenvolvidos por Pierre Bourdieu, opresente artigo – desenvolvido a partir das atividades do projeto de pesquisa deiniciação científica financiado pela FAPEMIG nos anos de 2013 e 2014 – constróiuma linha de raciocínio analítica sobre as relações existentes entre investimentoseconômicos e qualidade de ensino na educação brasileira; analisando dados doprimeiro e último decênio do século XX. Neste sentido, buscamos observar ecompreender algumas permanências e continuidades dentro da História daeducação brasileira, onde se forjou um imaginário sobre a qualidade do ensinobaseado em parâmetros econômicos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
17-03-2015
Seção
ARTIGOS DE ALUNOS/ARTICLES OF STUDENTS
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).