O professor diretor de turma como mediador do processo de Ensino-aprendizagem
Palavras-chave:
Diretor de Turma. Educação cearense. Sucesso escolar.
Resumo
Atualmente nas escolas, percebe-se mediante a indisciplina, um discurso por partedo responsável pela educação, “o que posso fazer?” Como alternativa eficiente, oEstado do Ceará implementou o Projeto Professor Diretor de Turma – PPDT,iniciado em Portugal, o qual tornou-se primordial para a educação qualitativa. Umadas cidades escolhidas para sediar esse projeto fora Barbalha, localizada no sul doestado onde a economia gira em torno de um polo industrial crescente, com ênfasenos termoplásticos, nos minérios de calcário, nos fármacos e no beneficiamento erapadura, sendo que a principal vocação da cidade ainda é a agropecuária, dentretodas as escolas estaduais a primeira a implantar o PPDT fora a Escola Estadual deEnsino Profissional Otília Correia Saraiva – EEEPOCS, criada aos 28 de julho de2008, onde o projeto alavancou resultados inesperados nos últimos quatro anos; aoanalisar o ambiente escolar é perceptível que o professor teve papel essencial nessenovo processo metodológico; tendo a família se aproximado da escola e ajudou acrescer; é visível também que o Diretor de Turma – DT constitui uma ponte, um eloque entrelaça e aproxima o professor à família, o aluno à coordenação, o plano e aação, o projeto e a realidade; garante que o planejamento seja individual, por áreado conhecimento e valorize o projeto político pedagógico escolar, unindo forças aoConselho Escolar e aos dirigentes administrativos, buscando pela qualidade doensino ofertado, é fiscalizado dentre os docentes, em situações, pai/mãe dosdiscentes, comunga de justiça e trabalha baseado em atos, preceitos e legislação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
25-03-2015
Seção
ARTIGOS DE PROFESSORES/ARTICLES OF TEACHERS
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).