O professor diretor de turma como mediador do processo de Ensino-aprendizagem

  • Andrevaldo Glaidson Pereira Tavares CENTEC
Palavras-chave: Diretor de Turma. Educação cearense. Sucesso escolar.

Resumo

Atualmente nas escolas, percebe-se mediante a indisciplina, um discurso por partedo responsável pela educação, “o que posso fazer?” Como alternativa eficiente, oEstado do Ceará implementou o Projeto Professor Diretor de Turma – PPDT,iniciado em Portugal, o qual tornou-se primordial para a educação qualitativa. Umadas cidades escolhidas para sediar esse projeto fora Barbalha, localizada no sul doestado onde a economia gira em torno de um polo industrial crescente, com ênfasenos termoplásticos, nos minérios de calcário, nos fármacos e no beneficiamento erapadura, sendo que a principal vocação da cidade ainda é a agropecuária, dentretodas as escolas estaduais a primeira a implantar o PPDT fora a Escola Estadual deEnsino Profissional Otília Correia Saraiva – EEEPOCS, criada aos 28 de julho de2008, onde o projeto alavancou resultados inesperados nos últimos quatro anos; aoanalisar o ambiente escolar é perceptível que o professor teve papel essencial nessenovo processo metodológico; tendo a família se aproximado da escola e ajudou acrescer; é visível também que o Diretor de Turma – DT constitui uma ponte, um eloque entrelaça e aproxima o professor à família, o aluno à coordenação, o plano e aação, o projeto e a realidade; garante que o planejamento seja individual, por áreado conhecimento e valorize o projeto político pedagógico escolar, unindo forças aoConselho Escolar e aos dirigentes administrativos, buscando pela qualidade doensino ofertado, é fiscalizado dentre os docentes, em situações, pai/mãe dosdiscentes, comunga de justiça e trabalha baseado em atos, preceitos e legislação.

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Biografia do Autor

Andrevaldo Glaidson Pereira Tavares, CENTEC
Tecnólogo em Tecnologia de Alimentos pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (2003), com Programa Especial de Formação de Docentes de equivalência à Licenciatura Plena em Química pela Faculdade UNISABER (2013), especialista em Biologia e Química, pela Universidade Regional do Cariri - URCA (2006) e, em Gestão, Orientação e Supervisão Escolar pela Faculdade Rio Sono (2013) . Professor pleno na PREFEITURA MUNICIPAL DE BARBALHA. Premiado em 18º (décimo oitavo) lugar na Olimpíada Brasileira de Foguetes, em 2010, durante a II Jornada Brasileira de Foguetes, realizada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenador da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e da Mostra Brasileira de Foguetes na Escola de Ensino Fundamental Senador Martiniano de Alencar. Apresenta experiência na áreas de Biologia, Química, Astronomia e Astronáutica com ênfase em Desenvolvimento Regional Sustentável. Atuando principalmente como: Professor de Ciências e Diretor de Turma na Ensino Fundamental Senador Martiniano de Alencar.
Publicado
25-03-2015
Seção
ARTIGOS DE PROFESSORES/ARTICLES OF TEACHERS