A importância da leitura no desenvolvimento sócio-cognitivo da Criança. (4 a 8 anos)

  • Vera Lúcia Lins Sant’Anna PUC Minas
  • Ana Beatriz de Morais PUC Minas
  • Cristiana Barbosa Duarte Azevedo PUC Minas
  • Dayanne Samara Pena PUC Minas
Palavras-chave: Desenvolvimento sócio cognitivo. Leitura. criança.

Resumo

O presente artigo é a síntese de estudados realizados sobre A importância da leiturano desenvolvimento sócio-cognitivo da criança (4 a 8 anos) e de como a prática deleitura pode influenciar o desenvolvimento da criança no processo ensinoaprendizagem. O tema exposto trata-se de uma de investigação feita diretamente noâmbito escolar, das práticas de leitura que podem favorecer a criança no processode aprendizagem e sociabilidade, de forma prazerosa, lúdica e eficaz. A pesquisa foinorteada pelas seguintes questões: como os docentes têm trabalhado a leitura esuas práticas educativas; como a criança, através da prática de leitura, conseguever, interpretar e questionar o mundo e a sociedade; o que as escolas tem feito paraincentivar o hábito da leitura em seus alunos e como a família pode participar desseprocesso. O objetivo geral da pesquisa foi demonstrar como a leitura na infância éum fator fundamental para o desenvolvimento da criança na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Lúcia Lins Sant’Anna, PUC Minas
Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1986), Mestrado em Educação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1998) e Doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2001). Atuou como Coordenadora do setor de Práticas Educativas do ICH(2002-2007) e editora da Revista do Instituto de Ciências Humanas.Editora gerente da Revista Pedagogia em ação do Curso de Pedagogia da Puc Minas e Professor adjunto iii do Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Coordenadora de Estágio do Curso de Pedagogia.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa, metodologias, competências e habilidades, práticas educativas, religião e docência.
Ana Beatriz de Morais, PUC Minas
Graduanda do 7° período do curso de Pedagogi a da PUC Minas.
Cristiana Barbosa Duarte Azevedo, PUC Minas
Graduanda do 7° período de Pedagogia da PUC Minas e graduada em Ciências Contábeis.
Dayanne Samara Pena, PUC Minas
Graduanda do 7° período do curso de Pedagogi a da PUC Minas.
Publicado
25-03-2015
Seção
ARTIGOS DE ALUNOS/ARTICLES OF STUDENTS